Rede Terra Viva

terra-vivaA Rede Terra Viva é um empreendimento de economia solidária que estabelece alianças entre produtores e consumidores de alimentos e produtos que respeitam a saúde, as relações humanas e o meio ambiente.

Seus objetivos são 1. incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais, 2. oferecer produtos saudáveis isentos de insumos químicos, 3. regionalizar a produção e comércio desses produtos, 4. praticar a economia solidária em uma organização em rede autogestionada, 5. implementar sistema de controle social da produção e proporcionar formação e assessoria técnica aos produtores em transição agroecológica, 6. promover o uso saudável dos bens naturais e 7. reciclar resíduos, reduzindo o emprego e consumo de recursos não renováveis.

Além disso, incentiva e promove espaços de formação para que conhecimentos, sementes e mudas possam ser trocados, além de experiências que podem contribuir na resolução de dificuldades na produção ou comercialização dos produtos. Tais espaços de formação são organizados pelas ONGs 4 Cantos do Mundo e Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas e também pela Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana (AMAU) da Região Metropolitana de Belo Horizonte.