Grupo Aroeira

O Grupo Aroeira – Ambiente, Sociedade e Cultura nasceu no final de 2006 no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, por iniciativa dos estudantes. Composto inicialmente por estudantes das Ciências Biológicas e da Geografia, surgiu com a proposta principal de levantar, discutir e realizar ações na área socioambiental e contribuir para o diálogo entre a Universidade e a sociedade. Tal proposta expressa a demanda dos alunos da UFMG por refletir sobre as delicadas relações que se estabelecem entre ser humano e ambiente no espaço urbano para além das possibilidades oferecidas nas grades curriculares de cada curso e por realizar ações de extensão e pesquisa interdisciplinares e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa. Sendo assim, passamos a nos reunir semanalmente e nos aproximar de outros grupos e movimentos sociais envolvidos com a questão.

A partir de 2007, o Grupo Aroeira escolheu a Agricultura Urbana como eixo norteador das ações de extensão e pesquisas do grupo, acreditando que essa temática abarca grande parte das discussões e ações de seu interesse e que, ainda, tem pouca tradição de estudo na UFMG, apesar de sua importância acadêmica e social.

Hoje, o Grupo Aroeira é formado por graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos de diversos cursos da UFMG, com experiências interdisciplinares na área socioambiental e envolvidos com outros grupos e movimentos populares. Continua se reunindo semanalmente. O Grupo é aberto, funciona por autogestão e se mantém como um grupo autônomo.

Anúncios