AMAU

amau

A AMAU é um coletivo de pessoas, grupos comunitários, organizações, pastorais e movimentos sociais que desenvolvem e apoiam iniciativas de agroecologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A origem da AMAU remonta a 2001, quando o Fórum Mineiro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em parceria com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais realizou um levantamento de iniciativas de agricultura urbana na região metropolitana e criou um grupo de trabalho para aprofundar a discussão sobre esta temática. Esse grupo promoveu, em 2004, a “Caravana Dignidade e Vida – Segurança Alimentar e Agricultura Urbana – Região Metropolitana de Belo Horizonte” que caracterizou 23 iniciativas de agricultura urbana na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Como resultado dessa Caravana, foi formada ainda em 2004 a Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana como um espaço permanente de encontro, intercâmbio e fortalecimento de grupos e organizações da sociedade civil da RMBH.

Seus objetivos são 1. apoiar as iniciativas populares e fortalecer a organização das/os agricultoras/es da RMBH, 2. dar visibilidade às experiências de agricultura e agroecologia existentes na RMBH mostrando a diversidade de atividades e espaços, além das diferentes funções que podem ter na região e 3. aprofundar o debate político com diferentes movimentos e organizações sociais e setores do poder público sobre a relação campo-cidade, o papel da agricultura e da agroecologia em regiões metropolitanas na construção de um projeto popular para o Brasil e a implementação de políticas públicas necessárias para o seu fortalecimento.