Cultivando Dados: Demonstrando os benefícios da Agricultura Urbana

Transformar a terra subutilizada em fazendas urbanas produtivas foi um dos muitos temas apresentados no Kansas City Design Week de 2013. Jerome Chou, ex-diretor de Programas no Design Trust for Public Space, apresentou sua experiência única com a implementação dos Five Borough Farms em Nova York e do impacto que a agricultura urbana pode ter em áreas de baixa renda da cidade.

Chou destacou em sua apresentação que ter a terra disponível para uma fazenda urbana é apenas metade da batalha. A outra metade envolve mudar as leis de zoneamento locais, influenciando a opinião política, conquistando apoio econômico e provando o projeto terá um benefício direto para a comunidade. Esses desafios, não sãos exclusivo de Nova York, mas também para o projeto 18th and Broadway Urban Farm de Kansas City, que também foi apresentado na Semana de Design de Kansas City.

A restrição de influenciar os líderes comunitários e políticos foi o que obrigou Chou e a equipe multi-disciplinar liderada pela Design Trust for Public Space a repensar como fazendas urbanas eram um investimento benéfico para a cidade de New York. Chou sabia por experiência que o reaproveitamento de lotes vagos forneceriam ambos, alimentos frescos e empregos para os moradores da Fazenda Comunitária de Red Hook. Chou também apontou que os funcionários municipais estavam muito relutantes em dar o seu apoio ao projeto, especialmente em uma cidade onde o prefeito Bloomberg era famoso por twittar “Em Deus nós confiamos. Todos os outros, tragam dados “. Primeiro passo da equipe foi encontrar estudos sobre como fazendas urbanas influenciavam as comunidades locais e apresentar seus dados para ganhar apoio político. A Design Trust teve dificuldade em encontrar estudos sobre fazendas urbanas, mas encontrou diversas pedaços de dados isolados, tais como como ter abelhas em uma cidade aumenta a biodiversidade de plantas, e de como acesso a alimentos saudáveis melhora a saúde dos moradores locais. A equipe percebeu que teria de reorganizar a sua abordagem e os resultados finais seriam o primeiro do tipo.

Design Trust montou um marco métrico que mede as atividades associadas da agricultura urbana com os benefícios conhecidos derivados de diversos estudos. Este quadro foi um passo importante para o Five Borough Farms, pois tornou-se um dispositivo de marketing para ajudar a convencer as autoridades da cidade sobre os impactos positivos que a agricultura urbana pode ter sobre a comunidade. Chou sabia que a coleta dos dados necessários para reforçar o quadro não seria um processo fácil, pois apaixonados agricultores urbanos não têm tempo para realizar grandes estudos. A Design Trust está atualmente desenvolvendo uma ferramenta que ajuda os agricultores urbanos medir esses benefícios. A ferramenta de amostra em Five Borough Farms mede os benefícios econômicos que os agricultores urbanos podem facilmente registrar, como a quantidade de alimentos produzidos (em peso) e o número de pessoas treinadas em uma habilidade de trabalho específica na fazenda urbana.

A ferramenta mais importante – atualmente em beta fechado – mede o trabalho feito em um nível global do marco métrico. Esta ferramenta irá medir as consequências sociais, ecológicas, econômicas e indicadores de saúde, tais como o número de alunos de escolas participantes em programas de ecologia do sistema alimentar, o dinheiro gerado a partir de mercados de vendas de agricultores de base do urbana, e o percentual pessoas de baixa renda em CSAs ligadas à exploração agrícola, para citar alguns exemplos. Combinando estes dados outros sites como 596acres.org , um site que gera gráficos sobre lotes vagos disponíveis que podem ser usados para a agricultura, em Nova York, dá aos cidadãos as ferramentas que eles precisam para começar uma fazenda urbana e aos agricultores os meios para ver o progresso que eles têm em uma comunidade ao longo do tempo.

A Design Trust for Public Space tem planos de lançar a sua ferramenta de coleta de dados para o público em um futuro próximo, mas a estrutura métrica o novo livro sobre o trabalho do grupo estão disponíveis on-line . Este programa vai ajudar muito os agricultores urbanos ao redor do mundo a coletar dados importantes com facilidade e ter as ferramentas certas para convencer os funcionários públicos sobre os benefícios que a agricultura urbana pode trazer para a cidade.

Kyle Rogler é formado em arquitetura e trabalha na BNIM Architects. Ele escreve e reúne artigos sobre arquitetura, design urbano, e de código aberto em seu blog Studio630.

15 de Julho de 2013

Anúncios