Convite

No dia 7 de abril, das 14h às 17h, na Faculdade de Economia (FACE/UFMG), faremos uma oficina de agricultura urbana com a equipe do Projeto de Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e representantes do poder público e da sociedade civil que apóiam ou desenvolvem ações relacionadas à agricultura na RMBH.

O Macrozoneamento é uma nova etapa do planejamento da RMBH, orientando-se pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que foi lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2010 e é hoje o principal instrumento de planejamento da região.

Em um primeiro momento, trabalharemos sobre mapas impressos da RMBH para compreender e mapear espaços cujas qualidades atuais ou potenciais para o uso agrícola (e associados à agroecologia, à permacultura, à biodinâmica, à produção orgânica, dentre outros) sejam relevantes para o conjunto metropolitano e identificados como Zonas de Interesse Metropolitano (ZIMs) e Áreas de Interesse Metropolitano (AIMs).

Em um segundo momento serão apresentados os mapas construídos até o momento pela equipe do Macrozoneamento a partir dos resultados das 05 oficinas regionais já realizadas no Projeto de Macrozoneamento.

A oficina tem como objetivo fazer uma avaliação coletiva das ZIMs e AIMs de uso agrícola do solo apontadas até o momento e checar se há outras manchas relevantes que não foram identificadas ainda. Pretende também sensibilizar os presentes para que contribuam com outros dados e informações e se envolvam ativamente nas etapas seguintes do Macrozoneamento.

Entendemos que o processo de proposição de ZIMs e AIMs de uso agrícola seja nas zonas rurais, seja nas zonas urbanas, é uma oportunidade ímpar para ampliar o conhecimento sobre os conflitos de uso do solo na RMBH e identificar conexões possíveis com outras agendas e demandas.

Anúncios