Conhecimentos compartilhados e inovações agrícolas sustentáveis

O grupo de pesquisa “Commons and Open Source Research Group of Sociology and Anthropology of Development” (SADE), Wageningen University, na Holanda, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá – UEM, organizam esta conferência para discutir iniciativas atuais e emergentes em conhecimentos compartilhados (livres) – e inovações na agricultura.

O objetivo da conferência é discutir criticamente resultados de pesquisas e experiências de comunidades e produtores rurais baseados nas formas de saber tradicional e compartilhado que estejam relacionados à agricultura , entendida em sua forma mais ampla e multifacetada. Por isso, os estudiosos e representantes de grupos da sociedade civil da América Latina, Ásia, Europa, América do Norte, África e Austrália serão enfocados e convidados a apresentar trabalhos e discutir suas experiências e percepções sobre as perspectivas de desenvolvimento do “open source” e na configuração de novas práticas agrícolas sustentáveis orientadas para o uso de (bio) tecnologias.

A conferência representará um espaço de discussão sobre a temática sob a forma de apresentação de trabalhos, mesa-redonda e workshops voltados às diferentes experiências dos países participantes. Além disso terá um dia para visitas de campo no estado do Paraná.

Mais informações no site:

Anúncios